Servem para fixar, na maioria das vezes, instalações e eletrodutos, usadas para garantir que fiquem bem presas à parede, chão ou até mesmo o teto. Ela é um sistema de fácil instalação e que gera uma facilidade no momento da inspeção da rede.
Por ser um sistema aparente tem um bom processo de manutenção, principalmente nas linhas elétricas. Nesse sentido, elas são capazes de manter os conjuntos de fios separados e de modo que não se embolem entre si, sendo clara a visualização de cada um.
Como instalar?
Para a sua instalação é necessário utilizar ferramentas, a sua base fica presa à parede por um único parafuso enquanto a parte de dentro “abraça” a instalação, garantindo dessa forma que fique fixo no lugar certo.
Nesse ínterim, ela deve estar bem segura para que seja possível suportar o peso da instalação, o recomendado é possuir 1 m de espaçamento entre as abraçadeiras. Elas se adaptam a vários tipos de eletrodutos, pois seu fechamento é de modo manual.
Abraçadeiras tipo d, existem variações?
Há vários tipos de abraçadeiras tipo d, e é ideal conhecer os tipos para escolher a correta de acordo com o serviço, então, as variações dela são:
- com cunha;
- com parafuso;
- com chaveta;
- tipo d 2;
- tipo d 2 com parafuso;
- tipo d 3;
- tipo d com cunha 1;
- tipo d com cunha 2;
- tipo d inox.
Elas podem ter várias dimensões e diâmetros instalados em diferentes locais e aplicações. Desse modo, a escolha da abraçadeira certa deve se basear no resultado que se pretende alcançar com elas, analisando, assim, o seu projeto antes de comprar.
Onde usar as abraçadeiras tipo d ?
As abraçadeiras tipo d são, normalmente, utilizadas para instalações hidráulicas e elétricas, nesse sentido, na construção civil, redes de água, redes de esgoto, e também redes de incêndio.
Os principais locais de instalação são no sistema de canalização, em instalações elétricas, tubulações e reservatórios. Nesse sentido, elas representam uma solução muito eficaz para todos esses locais.
Qual o material das abraçadeiras?
Os materiais podem ser diversos, normalmente o mais comum usado é o aço carbono ou inox, por conta disso são tão fortes. Assim, na hora da confecção, elas podem passar por dois diferentes tipos de acabamento, o primeiro é o galvanizado e o segundo é o eletrolítico.
No entanto, os dois têm algo em comum, é aplicada uma camada de zinco sobre o material, o que lhe confere ainda mais resistência para suportar diferentes intempéries. Com um acabamento banhado a zinco, eles garantem diversos benefícios.
Como resistência à corrosão, durabilidade e resistência contra a umidade. De modo geral elas são ótimas para instalações, pois possuem uma alta durabilidade e tem muita resistência. São também feitas de pvc.




